A importância de cadastrar sua empresa em sites de geolocalização
Se há algum tempo as fontes de informações sobre o comércio local, eram catálogos, moradores, imãs de geladeira, panfletos e afins, hoje é a internet. Entenda a importância de cadastrar empresa em sites de geolocalização.
A comodidade dos buscadores e redes sociais cria, cada vez mais, o hábito de pesquisar on-line negócios locais. Estar presente na rede é imprescindível para os empreendedores não perderem oportunidades.
A importância de ser encontrado on-line foi discutida em post anterior no blog. Agora o foco é no chamado marketing de geolocalização. O nome é grande, mas o princípio é simples: seu nível mais básico é a inclusão do seu negócio em sites de geolocalização.
Como funciona?
É como um catálogo, mas acessível diretamente num mapa on-line disponível mundialmente em computadores, tablets e smartphones. Ao invés de ficar trocando páginas, o internauta digita o nome da empresa ou produto e encontra exatamente o local e outras informações sobre o estabelecimento.
Por que cadastrar minha empresa em sites de geolocalização?
Imagine alguém que resolve pedir uma pizza às 23h, mas não tem nenhum telefone anotado. A pessoa vai buscar na internet pelos negócios perto de sua casa. Aqueles que estão cadastrados em serviços de geolocalização e, de preferência, mantêm um site com informações completas e atualizadas, serão encontrados com facilidade na rede.
O resultado? A pizzaria encontrada on-line passou à frente de todas as outras concorrentes locais que estão “off-line”.
Essa lógica vale para qualquer empresa de qualquer ramo. Muitas vezes, antes de ir pessoalmente, o cliente prefere fazer uma ligação. Na falta do cartãozinho com o telefone, onde ele vai procurar? Na internet. E se ele precisar da rota? Empresas cadastradas em mapas levam vantagem.
Quais serviços estão disponíveis para me cadastrar?
Entre os mais populares estão Google Maps, Bing Places (da Microsoft) e Foursquare. Todos esses serviços estão disponíveis em tablets e smartphones.
Isso significa que se, por exemplo, ao chegar a uma determinada região e efetuar uma pesquisa por comércios locais pelo celular, automaticamente os mais próximos serão mostrados, em tempo real.
Não perca oportunidades de negócio ao deixar de cadastrar sua empresa nesses serviços. Para complementar sua presença on-line, mantenha site, blog ou loja virtual. Pois apenas as informações preenchidas nesses sites de geolocalização podem não atender a todas as necessidades do cliente.
Como se cadastrar em sites de geolocalização?
Para ajudá-lo a desbravar os serviços citados, vamos publicar dois posts ensinando como cadastrar sua empresa. O primeiro aborda Google Maps e Bing Places, o segundo, Foursquare.
Fique ligado em nosso blog! Conforme saírem as publicações, vamos colocar os links no final.
Enquanto isso, conheça nosso construtor WordPress e comece já a estabelecer presença on-line e captar ótimas oportunidades de negócio.
Acompanhe:
Como colocar empresa no Google Maps e Bing Mapas
Como colocar empresa no Foursquare