Nos dias de hoje, ter uma loja virtual ou ecommerce é uma necessidade tanto de pequenas quanto de grandes lojas.
Muitos lojistas e também muitos webdesigners ouvem falar do WooCommerce e, portanto, querem saber: o WooCommerce é bom? Quais são as vantagens do WooCommerce?
Pela minha experiência, eu sou da opinião que soluções de WordPress são uma ótima opção para quem quer desenvolver websites sem precisar de programação. Portanto, o WooCommerce entra nessa visão na categoria de lojas virtuais. Afinal de contas, estamos falando de um plugin bastante completo e que funciona dentro do WordPress.
Então, vamos ver a seguir quais são as suas principais vantagens:
Baixo custo de implantação
Se você já é um lojista e quer saber quanto custa criar um ecommerce ou loja virtual, creio que em suas pesquisas vai se deparar com muitas opções. Só que essas opções todas variam, e muito, seus preços. Uma das vantagens do WooCommerce é que não se gasta muito para sua implantação.
Mesmo que existam outras opções de ferramentas de loja virtual disponíveis no mercado, e mesmo que algumas dessas possam parecer um pouco mais fáceis de “instalar”, o WooCommerce ainda tem uma relação custo-benefício bem favorável.
Isso porque no WooCommerce você vai ter muito mais opções para customizar a sua loja. Por outro lado, certas opções que você paga e a loja já está pronta não vão deixar você mudar quase nada na aparência, ficando aquela coisa muito sem graça.
Integração com meios de pagamento
O WooCommerce tem integrações com diversos meios de pagamento do mundo todo. Mas principalmente, o que nos interessa, é que tem integração pronta com meios de pagamento nacionais, bastante conhecidos dos comerciantes brasileiros.
Com facilidade, você consegue integrar uma loja virtual com sistemas de pagamento confiáveis, conhecidos e populares como:
- PagSeguro
- MercadoPago
- PayPal
- Pagar.me
- Vindi
- Juno
Integração com Correios
Quando uma loja coloca seu catálogo de produtos num site para os clientes comprarem, a questão do frete é muito importante.
Outra das vantagens do WooCommerce é que ele se integra facilmente com o webservice dos Correios para cálculo de frete, o que simplifica muito o trabalho da parte logística. O comprador pode calcular o frete, assim como estimar o prazo de envio com essa integração.
Com essa integração dos Correios, o pedido para pagamento já é gerado com a adição dos custos do frete. Isso é feito de forma bem fácil com o plugin de integração entre WooCommerce e Correios.
Templates: vantagens do WordPress são vantagens do WooCommerce
Sendo o WooCommerce um plugin para WordPress, que adiciona ao sistema as funcionalidades necessárias a uma loja virtual, existe a possibilidade de se utilizar os templates do mercado de WP, possibilitando-se criar uma bela página inicial para apresentar ao seu cliente.
Outra das vantagens já conhecidas do WordPress é a disponibilidade de templates e ferramentas de layout, a maior do mercado. Uma loja virtual baseada em WP + WooCommerce pode, por exemplo, usar o Divi para construir páginas personalizadas de forma ágil e rápida.
Integrações Google e Facebook
O WooCommerce já vem com ferramentas de integração automatizada tanto para Google Ads quanto para Facebook/Instagram. Se acaso você promove suas vendas em alguma dessas redes, uma parte do trabalho será otimizada. Pois com esses recursos o catálogo de seus produtos pode ser sincronizado facilmente.
Vantagens do WooCommerce: é bom ou não é?
Com o que mostramos neste texto, queremos mostrar para o leitor que sim, é uma ótima opção.
A disponibilidade de recursos prontos reduz muito o custo de implantação de uma loja virtual, evitando gastos desnecessários. Pois quem cria websites sabe que o tempo é o recurso mais precioso nesse negócio, então é importante ser econômico.
Pesquisas mostram que o WooCommerce é a plataforma de loja virtual mais usada, seja no Brasil, seja mundo afora.
Por esse motivo, se você está em dúvidas sobre o WooCommerce, recomendamos fortemente conhecer, testar e aprender a usar a ferramenta.