Branding para pequenas empresas: o que é e como começar
Trabalhar a marca não é privilégio de grandes negócios. Ações simples bastam para iniciar trabalho de branding para pequenas empresas. Confira estas dicas.
Branding é algo que todo empreendedor deve considerar na gestão do negócio, pois trata a imagem, ou seja, a marca do negócio. Trabalha-se o posicionamento e percepção da empresa e dos produtos no mercado. Quando isso é bem feito, o negócio se valoriza.
É fundamental entender que marca e produto/serviço são coisas diferentes. Marca é como as pessoas percebem o negócio, produto é o que elas consomem. Como os dois estão conectados, um interfere no outro, por isso o ideal é manter a qualidade de ambos.
Imagine a Coca-Cola. A bebida é um refrigerante como tantos outros, o apelo da marca, não. Diferenciada, a empresa se destaca, pois além de oferecer um produto que agrada ao público, trabalha como as pessoas percebem a marca. Isso é branding.
Como fazer o branding de pequena empresa?
Há diversas maneiras de posicionar a marca do seu negócio. Iniciemos pelas básicas e baratas. Na era da Internet, é comum que o primeiro contato do público com as empresas seja on-line. Logo, ter site de qualidade profissional é o primeiro passo.
O site deve ser leve, fácil de navegar e compreensível.
Os elementos que constituem a parte visual da empresa, como a logo e as cores também contam para o branding – publicamos em nosso blog sobre o impacto das cores no marketing. Pesquisar sobre o público-alvo também ajuda a determinar o posicionamento da marca.
Conteúdo é outra importante ferramenta de branding. Ao definir estratégia, como a de blog institucional para se relacionar com os clientes, a empresa fornece mais que produtos, mas experiências para o usuário.
Manter o padrão estético e linha de conteúdo relevante ajuda o negócio a estabelecer marca, on e off-line. Esses itens são básicos, os primeiros passos no branding. Há muito o que se fazer nesse sentido, mas de algum ponto é preciso começar.
Então, vamos começar?
Crie site gratuito com seu domínio próprio!
Foto cortesia de Freedigitalphotos.net.