Como blog pode ser útil para empresas
No post de introdução deste especial, mostramos que já acabou a era em que blogs não eram levados tão a sério. Para nos aprofundarmos no assunto, começaremos ensinando como usar blog para empresas.
Seu próprio veículo de comunicação com o público
O blog pode ser o veículo de comunicação oficial de sua empresa. Seu formato, com publicações organizadas em ordem cronológica inversa – a mais recente aparece primeiro, contribui para o caráter informativo da ferramenta.
No blog, anuncie novos produtos, publique notícias sobre a empresa e sua área de atuação e outras informações relevantes. A atualização constante fortalece a comunicação da empresa, trazendo credibilidade.
Imagine um internauta que está procurando na internet por empresa de arquitetura na região onde mora. Ao buscar no Google, encontra seu blog corporativo, que publicou sobre os projetos realizados e algumas dicas para quem está planejando a casa nova. Interessado nas dicas, que o ajudou a tomar algumas decisões, e nos projetos já realizados, ele resolve entrar em contato para um orçamento: potencial cliente.
Estabeleça sua marca e mostre expertise na área
Quanto mais conteúdo, maior a chance de ser encontrado na internet, fato que já foi tema de outro post aqui no blog. E ser conhecido por boas referências é um bom fator na construção da sua marca. Aos poucos, conforme são publicadas informações relevantes no blog da empresa, os leitores associam a marca à solução que procuram naquela área.
Muito além de apenas falar de si mesmo, o blog é uma ferramenta para mostrar sua expertise no ramo da empresa. E isso é feito com conteúdo que seja útil para o público. Na hora de tomar uma decisão de consumo, o cliente leva em consideração a empresa que transmite confiança, ou seja, que realmente saiba cumprir bem seu serviço.
Gerenciamento de crises
Algumas das vantagens para relacionamento com o público externo, como a conquista de clientes e construção de marca, já foram citadas. Na hora de lidar com crises e resolver problemas, o blog também pode ser uma importante ferramenta.
Se um determinado produto vendido em sua loja começa a receber um número significativo de reclamações via canais de atendimento ao cliente, pesquise a causa e utilize o blog para se posicionar. É melhor ser transparente do que deixar o público tirar conclusões baseadas apenas em pontos negativos falados pelos outros.
Às vezes as reclamações surgiram pelo mal uso do produto. Ao postar no blog como usá-lo corretamente, você já ajuda quem está com problemas e os futuros clientes a evitar o mesmo transtorno. Naturalmente, a resposta no blog não substitui o atendimento tradicional, mas é um importante reforço para a fixação da sua mensagem.
Relacionamento com o público interno
Para o público interno também há vantagens interessantes. Ao configurar o blog para acesso restrito aos funcionários da empresa, a mídia pode ser transformada num eficiente e moderno meio de comunicação interna.
Divulgue os comunicados para os colaboradores. Registre marcos, estimulando ainda mais o bom desempenho no trabalho. Desminta boatos que possam prejudicar fluxo interno e alinhe o discurso dentro da empresa, aumentando a sinergia.
A empresa realizou um campeonato de futebol para confraternização. Não seria legal publicar as fotos e destaques do evento no blog? Ações de comunicação tendem a estreitar a relação da empresa com os colaboradores.
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Continue acompanhando o especial sobre blogs
Nos próximos posts, vamos falar dos benefícios do uso de blogs para profissionais e fins pessoais. Fique ligado!