Como monitorar facilmente sua marca no Twitter
As pessoas falam sobre tudo na internet. Aprenda como monitorar marca no Twitter e obter informações preciosas.
O monitoramento de marca é uma das etapas de qualquer estratégia de marketing digital. Existem inúmeras ferramentas especializadas para a função. Em nosso post, vamos ensinar, em passos básicos, como monitorar seu nome/empresa no Twitter, o microblog mais popular do mundo, com mais de 230 milhões de usuários ativos.
Não é necessário ter um perfil no serviço para fazer o rastreamento, mas, com uma conta, o serviço fica ainda mais fácil.
O que devo monitorar?
Vamos começar pelo início. O primeiro elemento a ser monitorado é o nome da sua empresa.
Acesse o buscador doTwitter pelo endereço “search.twitter.com”; escreva o nome desejado e faça uma busca. É bom lembrar que às vezes a palavra é muito genérica, podendo retornar resultados fora de contexto.
Nesses casos, a filtragem humana é essencial. Interprete bem para ter certeza de que se trata da empresa/pessoa em questão. Uma dica é realizar buscas combinando o nome + palavra relacionada, por exemplo: “bonner jornalista”.
Se você ou sua empresa tiver perfil na rede, procure pelas menções ao seu usuário. É só clicar na aba “@ Conectar”. Lá aparecerão todas as interações de outras pessoas com você no microblog.
Descubra quem compartilha seu site, blog ou loja virtual
Ainda no painel de pesquisas do Twitter, digite seu domínio (se ainda não tem um, saiba por que já deveria ter criado). A busca retornará as mensagens (tweets) que levam ao site, blog ou loja virtual. Exemplo: site.com.br.
Analise o perfil dos usuários que estão compartilhando seu conteúdo. Interaja, se desejar, mas cuidado para não parecer invasivo.
Salve as pesquisas e economize tempo
Toda pesquisa realizada no Twitter pode ser salva. Isso economiza tempo. Imagina ter que digitar tudo de novo a cada vez que for realizar um monitoramento?
Salvar uma busca é fácil. Uma vez realizada, clique no ícone de engrenagem que aparece logo ao lado da palavra-chave e escolha a opção “Salvar busca”.
Depois, só de clicar na barra de pesquisa, suas buscas salvas aparecerão automaticamente como opção.
Tenha um website que mereça ser compartilhado
Para que as pessoas compartilhem links para seu website no Twitter, ele deve ser útil, relevante e de alta qualidade. Além da presença em redes sociais, ter sua própria “base” é importante. É nela que o público encontrará informações completas sobre você ou seu negócio.
Na Site.com.br você cria site grátis, com poucos cliques e sem mexer em códigos. Você ainda ganha uma conta de e-mail e pode usar seu domínio próprio!
Mais dicas para utilizar redes sociais como ferramenta de marketing
Acompanhe nosso especial sobre redes sociais: