3 dicas para navegar com mais segurança na internet
Com a devida atenção on-line, nos transformamos em verdadeiros “antivírus”.
A remoção de duas extensões do navegador Chrome, realizada pelo próprio Google, nessa semana, colocou em pauta a segurança dos internautas. Navegar com cuidado na internet é cada vez mais difícil, mas ao redobrar a atenção, ainda é possível se proteger dos perigos on-line.
Como navegar com segurança na internet?
Há quem diga que o melhor antivírus é o próprio usuário. Faz sentido. Em muitos casos depende apenas de nós não permitir que alguma ameaça nos prejudique.
1. Cuidado com tentativas de phishing
Phishing é uma prática em que o criminoso virtual tenta roubar seus dados ao solicitá-los se passando por uma pessoa ou instituição séria.
Ao receber um e-mail que diz ser do banco, por exemplo, não responda logo de cara. Observe se a mensagem contém erros ortográficos ou se esse sequer é o seu banco. Entre no site da instituição ou ligue para confirmar a legitimidade da mensagem. Ou, se preferir, simplesmente ignore.
Também não acredite em mensagens que falam que você está devendo, “confirmando o pagamento da fatura”, que “o WhatsApp chegou aos PCs” e outras coisas do gênero. Sempre confirme no site oficial
2. Não clique em tudo o que vê
Existem sites que mal nos deixam navegar em paz. Toda hora “pipoca” alguma janela tentando obter o clique. Geralmente se disfarçam de algo atraente, como propostas para ganhar dinheiro, oportunidades amorosas ou qualquer outra coisa que pareça vantajosa à primeira vista.
Não clique. Por trás disso podem estar programas mal intencionados que exibirão publicidade inadequada ou até roubarão seus dados pessoais. No mínimo irão comprometer o desempenho do computador.
Há casos em que extensões maliciosas do navegador inserem publicidade indevida no Facebook, como grandes banners centrais, por exemplo. Se perceber algo fora do normal, desconfie.
3. Ao instalar um software, observe atentamente cada etapa
Às vezes, na pressa, não resistimos aos rápidos cliques no botão “Avançar”. Passamos direto nas etapas sem tomar conhecimento do que está vindo “de brinde” com o programa instalado.
Leia atentamente cada janela do processo de instalação, desmarque os itens indesejados e poupe dor de cabeça no futuro. Na maioria das vezes, os extras são barras de ferramentas e extensões nos navegadores, quase sempre inúteis.
Faça a diferença on-line, tenha seu próprio site grátis
Se as armadilhas presentes em muitos sites te incomodam, faça a diferença na web. Crie seu próprio site, blog ou loja virtual, oferecendo aos internautas uma opção sólida de conteúdo de qualidade, sem riscos.
Com o EasyPress, você cria site grátis e sem mexer em códigos, ganha uma conta de e-mail e pode usar seu domínio próprio!