3 dicas para produzir conteúdo de qualidade e subir no Google
Buscadores on-line, como o Google, são importante porta de entrada para nosso site, blog ou loja virtual.
A infinidade de conteúdo da internet às vezes no confunde. É necessário um bom filtro para separar o que é ruído do que é útil. Para ajudar nessa tarefa, buscadores como o Google atualizam constantemente seus algoritmos de pesquisa, privilegiando conteúdo de qualidade.
SEO: a palavra-chave
SEO é a sigla, em inglês, para Search Engine Otimization, que em português significa “Otimização para mecanismos de busca”. Esse se tornou um trabalho tão importante para marketing digital que já existem profissionais especializados na função, cada vez mais complexa.
Comece na área pelo básico (e mais importante): produzindo conteúdo de qualidade. Siga estas dicas de SEO para conteúdo.
1. Cumpra o que prometeu
Entregue as informações prometidas, evitando frustrar os internautas. Por exemplo, o título diz “Como criar uma conta no Facebook”, mas o tutorial não tem informações claras, é confuso e, no final, o leitor não aprendeu nada, sendo obrigado a procurar em outra fonte.
Satisfazendo a necessidade do público, a taxa de retorno ao site é maior, o conteúdo tem mais chances de ser compartilhado em redes sociais e ganhar relevância no Google. Nesse ritmo, irá aparecer em posições de maior destaque nos resultados de busca.
2. Estruture bem o texto
O conteúdo deve ser bem estruturado para orientar o leitor. Boa escrita é essencial, erros de português espantam as pessoas. Parágrafos e frases longas também causam efeito negativo. Seja objetivo, não repita palavras e nem enrole para desenvolver ideias. As pessoas já têm pouca paciência para leitura, se o texto não fluir, a coisa piora.
Quando necessário, divida o conteúdo em blocos com subtítulos. Fica mais fácil de se orientar, além de não assustar com inúmeras linhas sem qualquer divisão. E o leitor pode ir direto ao ponto, caso não queira ler o texto completamente.
3. Otimize palavras-chave e elementos multimídia
A publicação é sobre “tendências de design de interiores para 2014”. É bom que essas palavras-chave estejam no texto. Repetir excessivamente as palavras é um erro, prejudica a leitura. As distribua naturalmente, de modo a sempre lembrar porque o leitor está ali.
Qual sequência é mais agradável?
1) “Este posicionamento dos móveis é a última tendência. Observe o alinhamento e harmonia na sala. [Foto]. Em 2014 é assim que os designers estão organizando as coisas”.
2) “Isso é tendência de design de interiores para 2014”. “As tendências de design seguem estes padrões em 2014: [Foto] A imagem mostrou como os designers de interiores estão trabalhando em 2014.”
Fica muito claro o quanto é desagradável a repetição na tentativa de fazer SEO.
Para otimizar elementos multimídia, como imagens, fizemos um post totalmente dedicado ao assunto, acesse aqui.
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