Melhore a experiência do usuário com estas dicas de web design
Com técnicas simples de design de UX (experiência do usuário), você aumenta a usabilidade do seu site e obtém resultados cada vez melhores.
Para localizar um endereço, usamos diversas referências, como o nome do bairro, da rua e o número dos locais, indicados por meio de placas. Se essas informações estão mal dispostas, dificulta-se o processo e acabamos até desistindo. Essa mesma lógica funciona para site, blog e loja virtual.
Ao navegar pelas páginas, esperamos que as informações sejam facilmente acessíveis, a fim de encontramos rapidamente o que se procura. Caso as coisas estejam fora do lugar ou com acesso dificultado, a tendência é sairmos do site e buscar o concorrente.
Para evitar situações como essa, que põem em risco oportunidades de negócio, existe o user experiencie (UX) design, que visa proporcionar a melhor experiência para o usuário. E é disso que falaremos aqui. Listamos três práticas básicas de UX para você aperfeiçoar a usabilidade do site e melhorar os resultados on-line.
1. Categorias e botões com nomes claros e objetivos
As palavras que descrevem a ação do botão ou a página de destino do link devem ser explícitas. Mostre da maneira mais curta, clara e objetiva o que o visitante encontrará após o clique.
“Produtos”, “Serviços”, “Contato”, “Início”, “Sobre a empresa”, são exemplos de nomes sucintos para links. “Comprar”, “Enviar mensagem”, “Abrir galeria de fotos”, “Registrar”, são palavras descrevem botões com clareza.
2. Links que funcionam
Essa dica é tão óbvia quanto importante, afinal, encontrar links quebrados irrita, desperdiça o tempo e afasta o usuário do site. Certifique-se de que há o direcionamento para a página de destino correta. Para todos os efeitos, já mostramos como personalizar página de erro 404 (página não encontrada) e demos dicas para aumentar a taxa de cliques dos usuários.
3. Página e conteúdo facilmente identificáveis
Não deixe o internauta se perder. Torne todas as páginas fácil e rapidamente identificáveis. Conforme a identidade visual do site, pode-se adotar cores diferentes para cada tipo de página e/ou categoria. Já viu como alguns portais de notícia fazem para dividir as editorias?
Evidenciar o título dentro do conteúdo e o título da página em si também são alternativas. O que importa mesmo é ajudar o usuário saber onde ele está dentro do site.
4. Use um bom construtor de site
O EasyPress Free da Site.com.br possibilita a você criar site gratuitamente num editor visual, fácil e intuitivo. Com alguns cliques, coloca-se em prática todas essas dicas e se oferece aos internautas sites com alto nível de usabilidade. Você ainda ganha uma conta de e-mail e ainda pode usar domínio próprio.