Como escolher um serviço de hospedagem para o meu site?
Escolher serviço de hospedagem para o seu site pode ser mais simples do que imagina. Saiba como eleger o host ideal para o seu projeto.
Um dos últimos artigos do blog abordou a quantidade de espaço necessária para hospedar um site.
Hoje, falaremos sobre o que considerar para escolher um servidor (host ou web host). E, como sempre, visando facilitar a sua vida, seremos objetivos e mostraremos o caminho mais simples para quem gosta de praticidade, agilidade e eficiência.
Faça as perguntas certas
Antes de pensar no servidor, pense no seu site. Qual será o formato? Haverá blog? Loja virtual? Será o mais simples possível? Terá vídeos? Muitas imagens?
Ao responder perguntas como essas, você cria a base para escolher um host que irá atender às necessidades do projeto, ou seja, nem faltarão e nem sobrarão recursos. Nesse caso, consideremos que se trata de site corporativo para divulgar um pequeno negócio. O site será composto basicamente por textos e fotos que descrevam bem a empresa, exiba as soluções e possibilite o contato de clientes.
Você não precisa ser um especialista e entender vários termos técnicos para colocar esse site no ar. Basta manter a lógica: se o projeto é simples, o plano de hospedagem deve ser simples. O que importa é a qualidade do serviço, se ele é estável (não cai com frequência), suporta um número razoável de visitas (até 20 mil mensais) e tem espaço suficiente para os arquivos do site (1 GB é o suficiente para começar).
Escolha o plano que atende às suas necessidades
Está vendo como as coisas são mais fáceis do que parecem? E o melhor é que não para por aí. Se você realmente está disposto a facilitar a vida, deve combinar o serviço de hospedagem com o de montagem do site. Desse modo, em um só lugar já se resolve tudo, sem tocar em uma linha de código e passar por processos complexos de configuração de host.
Na Site.com.br, além de plano básico, com as características citadas no quarto parágrafo, a montagem e a hospedagem são gratuitas! Isso mesmo, você monta o site a partir de um modelo, hospeda, pode usar o seu domínio próprio e ainda ganha uma conta de e-mail. Tudo grátis! Também há outros planos para projetos avançados, como loja virtual e blogs.