Estratégia de marketing digital para pequenas empresas obterem resultados sem gastar nada!
Com apenas 5 passos simples, você colocará em prática esta eficiente estratégia de marketing digital para pequenas empresas, que não gasta nenhum centavo!
Que tal divulgar o próprio negócio on-line, com autonomia e sem gastar dinheiro?
Esta estratégia de marketing digital não exige gasto nenhum com anúncios ou ferramentas. Além disso, dispensa conhecimento técnico!
Você só precisa investir um pouco do seu tempo e esforço para colher os resultados desejados!
Estratégia de marketing digital para pequenas empresas
São 5 ações de marketing para você atingir objetivos diversos, como:
- Aumentar as vendas;
- Tornar a marca conhecida;
- Recrutar funcionários.
1. Criar site
Site é a sede virtual da empresa: onde os clientes encontrarão informações sobre a história do negócio, fotos, produtos, serviços, localização, contato, etc.
O site deve funcionar em celulares e tablets, ser fácil de se navegar e responder a todas as perguntas do cliente.
A melhor maneira de criar site sem conhecimento técnico é usar construtor de site. Assim, você garante detalhes como usabilidade e design responsivo, pois quem criou o modelo de site que você escolheu já pensou nisso.
Siga essas dicas de design e conteúdo para criar um site de sucesso.
2. Cadastrar-se em serviços de geolocalização
80% dos usuários da internet no Brasil procuram por negócios locais em mecanismos de busca, como o Google, e 20% em serviços de geolocalização, como Foursquare e Google Maps.
Se seu negócio tem endereço físico, cadastre-o em mapas virtuais porque facilita que seu público-alvo lhe encontre, aumenta sua credibilidade e traz mais visibilidade à sua marca.
Acesse esse post para entender a importância da geolocalização numa estratégia de marketing e como inserir negócio no Google Maps, Bing Mapas e Foursquare.
3. Participar de redes sociais
São nas redes sociais que as pessoas estão dispostas a interagir com você e falar bem ou mal da sua empresa.
Além de usar essas mídias para compartilhar conteúdo e ser conhecido, é lá que você responderá a comentários, receberá sugestões e monitorará o que dizem sobre seu negócio.
Substituir site por página no Facebook é um erro. Não se pode depender só de uma fanpage para aparecer no Google e exibir todas as informações de que os clientes precisam para se decidir.
Você deve ter os 2, porque a página do Facebook complementa o site.
4. Publicar conteúdo em blog corporativo
Com tanta informação on-line, todos os internautas brasileiros pesquisam na internet para tomada de decisão de compras.
Por isso é conveniente oferecer conteúdo útil ao público para divulgar seu nome e ainda convencê-lo a escolher sua empresa em vez da concorrência.
Blog possibilita trabalhar sua estratégia de marketing de maneira mais completa do que simplesmente fazer anúncios por aí. Trata-se de publicar conteúdo (artigos, infográficos e até vídeos) focados em ajudar as pessoas a resolverem problemas com os produtos da sua empresa.
5. Trabalhar SEO (otimização para mecanismos de busca)
Impossível criar estratégia de marketing digital sem incluir essa parte. É assim que se aparece no Google e similares, atrai mais clientes e aumenta as vendas!
Ao criar site completo e compatível com dispositivos móveis, estar em mapas, participar de redes sociais e produzir conteúdo relevante, sua empresa aparecerá no Google!
A maior vantagem de fazer SEO é que em vez de você aparecer no Google apenas quando alguém digitar o nome da empresa, seu negócio retornará na busca com diversas palavras-chave relacionadas a sua área, porque você tem conteúdo relevante publicado!
Comece sua estratégia de marketing digital agora mesmo!
Colocar em prática essa estratégia de marketing digital é mais fácil do que imagina. Você só precisa se dedicar e caprichar em cada ação para tudo sair como o esperado.
Defina suas metas e vá em frente!