Guarde este glossário básico de SEO para consulta rápida
Neste glossário básico de SEO, listamos o significado de termos comuns para quem está iniciando na área de otimização para mecanismos de busca.
A prática de otimização para mecanismos de busca (SEO), como Google e Bing, é uma constante no marketing digital. Qualquer um que tenha site, blog ou loja virtual, deve lidar com termos específicos o tempo todo. E para ajudá-lo a nunca se esquecer, preparamos um glossário básico de SEO com os mais frequentes.
Guarde para consulta rápida quando estiver em dúvida e agilize a busca com o atalho “ctrl + f” para achar a palavra na página.
Glossário básico de SEO
Adwords: serviço de publicidade do Google em que usuários pagam para aparecer como resultado de busca por determinadas palavras-chave.
Black Hat SEO: técnicas para manipular os mecanismos de busca e aumentar o número de visitas exibindo aos bots conteúdo diferente do publicado para as pessoas. É passível de punição.
Bots: é a abreviação para robots, os robôs que varrem a web para indexar conteúdo nos serviços de busca.
Breadcrumbs: indicam o nível hierárquico da página aberta, orientando o usuário sobre o caminho percorrido até ali. Exemplo: Home > Artigos > Tecnologia > Glossário de SEO.
Landing Page: ou “página de aterrisagem”, em português, é a primeira página visitada pelo internauta no site. Siga essas dicas para criar ótimas landing pages.
Mecanismos de busca ou pesquisa, motores de busca e buscadores: são os sites especializados em encontrar conteúdo na web, como o Google e Bing.
Nofollow: atributo que informa aos buscadores que determinado link deve ser ignorado. Geralmente é utilizado em comentários de blog e publicidade.
Pagerank: é uma nota dada pelo Google às páginas indexadas pelo serviço de acordo com critérios internos. Vai de 0 a 10 e, quanto maior, mais possibilidade de aparecer no topo dos resultados de buscas.
Palavra-chave: são os termos utilizados pelo usuário para buscar algo na Internet. Para quem produz conteúdo, a escolha bem feita de palavras-chave pode aumentar a quantidade de visitas oriundas de mecanismos de pesquisa.
Redirecionamento: trata-se de uma técnica para que determinada página redirecione o usuário a outra. Um tipo popular é o “301”.
Relevância: os buscadores relacionam a relevância do conteúdo da página para determinada palavra-chave para decidir a colocação nos resultados de pesquisas.
Resultados orgânicos: são as páginas que aparecem no Google e Bing, por exemplo, sem pagar por publicidade, ou seja, porque têm relevância para a palavra-chave.
SEM: sigla em inglês para Search Engine Marketing, ou seja, ações de publicidade com links patrocinados em mecanismos de busca.
SEO: abreviação do inglês Search Engine Optimization, isto é, otimização para mecanismos de busca.
SMO: designa o conjunto de ações de otimização para mídias sociais (Social Media Optimization). Confira algumas dicas de marketing com redes sociais.
SERP: a tela de resultados do buscador chama-se Search Engine Results Page.
Sitemap: mapa de todas as páginas publicadas no site para facilitar a indexação em mecanismos de pesquisa. Geralmente é um arquivo XML. Veja como enviar.
Snippet: é o resumo do conteúdo da página que aparece logo abaixo do título, na SERP.
Title: título da página que é exibido na SERP.
Troca de Links: consiste na prática de trocar links por meio de banners ou textos com outros sites ou blogs.
URL: o endereço de uma página na Internet chama-se Universal Resource Locator.
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