Marketing de relacionamento no seu site fideliza os clientes e aumenta as vendas. Aprenda como fazer!
Marketing de relacionamento aumenta os lucros do negócio porque torna os clientes fiéis e divulgadores da marca. Aplique estas estratégias no seu site!
Na visão do cliente, se relacionar com uma só marca e seguir tranquilo com os serviços e produtos dela é melhor do que saltar de empresa em empresa buscando soluções melhores (“ou menos piores”).
Para o empreendedor, marketing de relacionamento é a melhor maneira de mostrar seu valor ao cliente, fidelizá-lo e aumentar as vendas.
3 maneiras de fazer marketing de relacionamento no seu site
O site é útil em diversas etapas do marketing de relacionamento. Aqui estão 3:
- Primeira impressão;
- Estreitamento de relação;
- Fidelização do cliente.
Aprenda a usá-lo em cada uma dessas fases.
Site de qualidade para a primeira impressão ser positiva
O relacionamento com o cliente começa do começo. Fácil de entender, não?
Sendo assim, considere o primeiro contato na sua estratégia de marketing de relacionamento.
Mostre ao visitante que sua empresa é confiável e merece uma chance. Para conquistar a confiança e encorajar o usuário a iniciar uma relação:
- Insira informações completas sobre a empresa e produtos/serviços.
- Tenha design fácil de se navegar e encontrar o que precisa.
- Crie site compatível com celular e tablet.
Compare seu site a uma pessoa. Ele seria objetivo na conversa – sem papo furado –, fácil de se relacionar e solícito, ou seja, sempre disponível a ajudar.
Passa ou não passa uma ótima primeira impressão?
Conteúdo relevante para estreitar a relação
Uma boa estratégia de marketing de relacionamento inclui conteúdo relevante, seja para entreter, seja para informar o público.
Ao perceber que seu site possui informações interessantes para o dia a dia, o cliente passará a visitá-lo com mais frequência. Esse é um eficiente meio para estreitar o relacionamento.
Se vale a pena acompanhar o seu negócio, o cliente o fará. Isso aumentará o respeito, a identificação e a admiração pela sua marca.
Quanto mais próximo ele se sente da sua empresa, maiores as chances de fechar novos negócios e manter contratos antigos.
Suporte para outras ações de marketing de relacionamento
Nem só do site vive o relacionamento da empresa com os clientes, mas ainda assim ele continua útil.
Use o site para divulgar ações de fidelização para clientes, como:
- Planos e preços especiais para clientes antigos.
- Parcerias que beneficiam os clientes.
- Lançamentos exclusivos.
- Programas de fidelidade, como acúmulo de cupons para ganhar brindes ou descontos.
Há pelo menos 2 maneiras eficientes de divulgar ações de marketing de relacionamento por meio do site:
- Criar banners, páginas e hotsites anunciando as promoções.
- Colocar campos de cadastro de e-mail o cliente receber enviar mensagens sobre essas ações.
Marketing de relacionamento é simples e traz resultados
Estão ao seu alcance todas as ferramentas de que precisa para uma estratégia profissional de marketing de relacionamento.
Comece pelo básico ensinado aqui, depois aprimore e continue colhendo os frutos gerados por uma relação saudável e duradora entre você e os clientes!