Otimizar título para SEO o destaca no Google e gera tráfego
Ao realizar uma busca no Google, o internauta clica no link que corresponde às expectativas dele. O “escolhido” não está lá por acaso. Ele foi escrito com técnicas profissionais de redação, que você aprenderá agora.
Otimizar título para SEO é determinante para aparecer nos resultados de busca e conquistar o usuário. A partir daí, o visitante pode gerar lucro para você.
Como otimizar título para SEO
Escrever título de texto otimizado para mecanismos de busca é transmitir com eficiência sua mensagem. Foque no leitor, não em robôs indexadores. Mostre o quanto aquele conteúdo é útil e relevante ao usuário.
Resuma no título o conteúdo
Se o usuário percebe que o conteúdo não traz o que o título prometeu, você perde a visita na hora e no futuro, pois dificilmente ele voltará ao seu site.
Pergunte-se: de que se trata o texto? É sobre técnicas de otimização de título. Diga isso com clareza: 5 dicas para otimizar título para SEO.
Quem clicou, encontrará exatamente o que procura.
Escolha um formato atrativo
Essa dica ajuda a colocar em prática a anterior. Com conhecimento dos formatos de título atrativos, fica fácil criar um que resuma da melhor maneira todo o conteúdo.
Atente-se às técnicas:
- How to: Como resolver aquele problema chato
- Lista: 5 dicas para resolver aquele problema
- Imperativo: Resolva aquele problema desta maneira
- Citação: “Resolvi aquele problema com estas técnicas”
- Pergunta: Qual a melhor maneira para resolver aquele problema?
Leia este artigo que detalha cada formato de título atrativo.
Insira a palavra-chave no início ou final
Pesquisas de eye tracking, que monitoram para quais pontos da tela os leitores olham, relevaram algo interessante:
- Palavras no início e fim das frases e parágrafos recebem mais atenção.
É por isso que as palavra-chave devem se posicionar nessas partes, e não no meio.
Caso seu conteúdo não tenha palavra-chave definida, o Google Trends lhe ajuda a encontrar uma. Ele mostra os termos mais populares no Google, ou seja, seu título terá a mesma palavra que os usuários procuram na web.
Limite o tamanho
Tão curta quanto o título é esta dica:
- Tag title (aparece no Google e redes sociais): de 55 a 60 caracteres.
- Título do artigo (aparece na página): 8 palavras em média.
A seguir você entenderá como é possível possuir mais de um título para o mesmo conteúdo cumprindo funções diferentes.
Use o plug-in Yoast SEO para WordPress
Antigo WordPress SEO, esse plug-in é simples de usar e, entre outras funções, possibilita otimizar título para SEO facilmente.
- Confere a posição da palavra-chave no título.
- Calcula a quantidade de caracteres.
- Simula como ele aparecerá no Google.
- Dá dicas para você melhorar a otimização do conteúdo.
Esse plug-in está disponível em site WordPress grátis criado com o EasyPress, nosso construtor de sites gratuito.
Conclusão
Aplicar essas técnicas e otimizar título para SEO só exige treinamento.
Comece agora mesmo: revise o conteúdo já publicado e otimize os próximos. Vale a pena, pois você valoriza seu conteúdo e mostra ao leitor por que ele deve clicar no seu título e não no da concorrência!