Personalize a página de erro 404 para manter o visitante no site
O editor visual EasyPress e o plug-in “404 to 301” facilitam criar página de erro 404 personalizada para amenizar a falha e manter o visitante no site.
Enxergada com maus olhares, ninguém gosta de encontrá-la pela frente. A página de erro 404 informa ao usuário que o conteúdo está indisponível. Num cenário ideal, isso nem deveria acontecer, mas já que ocorre, o melhor é manter o visitante no site em vez de perdê-lo.
A solução é personalizar a página de erro 404, de modo a oferecer outras opções para o usuário. Além de amenizar o erro, a intenção é despertar o interesse da pessoa para outros conteúdos. Essa prática também é bem vista pelos mecanismos de busca, como o Google. Ponto para o SEO do site!
Algumas sugestões são adicionar elementos como barra de busca, links para outras páginas ou categorias de conteúdo – no caso de blog – e informação de contato para o usuário reportar o erro ao administrador. Pense bem, é melhor que um simples botão para voltar à página inicial.
Faça você mesmo!
Já inspirado por essas ideias, fica a questão: como colocá-las em prática?
Em sites construídos com o EasyPress, são duas etapas: edição e redirecionamento da página, ambas sem mexer com códigos e programação.
Basta utilizar o editor visual para configurar a página e o plug-in “404 to 301” – disponível gratuitamente para clientes Site.com.br – que redirecionará a recém-criada para o lugar da 404 padrão.
Além de disponibilizar recursos para personalizar a página de erro 404, a Site.com.br oferece site grátis com o seu domínio próprio e uma conta de e-mail corporativo.