Spam: como divulgar empresa on-line sem recorrer a esse meio
Ainda no ritmo dos posts sobre o futuro do e-mail e como usar a ferramenta profissionalmente, chegamos a um assunto muito sensível: divulgar empresa on-line sem spam.
O que é spam?
Spam são mensagens não solicitdas enviadas para as pessoas, seja por e-mail, redes sociais ou outro meio de comunicação digital. Geralmente tem fins comerciais ou maliciosos, como disseminação de vírus.
Quem está na internet certamente já recebeu algum spam. A prática é recorrente por empresas e cibercriminosos. Independente da intenção, o envio é inconveniente.
Muitas companhias fazem spam quase que sem querer. Às vezes, na ânsia de divulgar um produto, realizam um trabalho de marketing invasivo, que traz efeito contrário ao desejado. Publicações sem contexto e repetitivas em grupos do Facebook; mensagens enviadas por e-mail para listas de contato compradas prontas ou criadas sem a permissão daquelas pessoas, são exemplos de spam.
Quanto ao aspecto legal, os provedores proíbem o envio de spam em seus termos, em especial os que, como o Site.com.br, que utilizam datacenters de alta tecnologia e performance dos EUA, pois lá existe Lei específica sobre spam. O ideal é planejar as ações de divulgação com cuidado para atingir o público certo de maneira apropriada. Para ajudá-lo nessa tarefa, algumas dicas.
Como divulgar minha empresa por e-mail sem fazer spam?
O primeiro passo é montar a lista de endereços eletrônicos para manter contato. Não compre listas prontas ou selecione e-mails sem a devida autorização do dono. Em seu site, blog ou loja virtual, utilize um sistema Double opt-in para cadastrar seus visitantes. Deixe bem claro sua intenção: enviar mensagens sobre sua empresa e produtos.
Double opt-in é o processo no qual o usuário precisa confirmar explicitamente que deseja receber mensagens no e-mail. Este processo ocorre em duas etapas: A primeira etapa é o momento do cadastramento. Nela, devemos armazenar o nome do usuário, o endereço de e-mail, data e hora do cadastramento e o IP do usuário. Nesta etapa, ainda não podemos utilizar ou compartilhar os dados coletados, mas devemos enviar um email com um link para confirmação.
A segunda etapa é a confirmação do cadastramento. Assim que o usuário clicar no link enviado, devemos armazenar o endereço de e-mail e o IP do usuário, incluindo a data e hora em que ocorreu a confirmação. E nas mensagens enviadas, precisa ter um link para cancelamento, caso a pessoa desejar, bem como o endereço físico do remetente.
Com a Site.com.br, você pode adicionar o seviço de cadastro de terceiros, ou da própria Site.com.br, em seu website, blog ou loja virtual.
Atue off-line. Sim, convide seus clientes para se cadastrarem para receberem suas promoções. Divulgue entre seus contatos já existentes e vá, aos poucos, criando uma lista verificada e que realmente se interessará por sua mensagem.
Para completar, leia nosso post com três dicas para usar e-mail profissionalmente.
Como divulgar minha empresa nas redes sociais sem fazer spam?
Redes sociais são plataformas para relacionamento. E em todo relacionamento é necessária harmonia de todos os lados. De nada adianta só um falar, falar e falar sem que o outro queira ouvir.
Ao entrar em grupos e comunidades, certifique-se de que o tema está diretamente ligado ao ramo e serviços da sua empresa. Peça permissão para publicar conteúdo publicitário. Participe dos debates agregando informações relevantes e que, de algum modo, remetam às soluções do seu negócio. Isso confere um tom mais natural, passando longe do apelo ofensivo do spam.
Nunca saia postando ou enviando mensagens no perfil das pessoas sem que elas tenham pedido por isso. É invasivo e só tem a prejudicar sua imagem.
Siga as dicas de nosso especial sobre redes sociais como ferramenta de marketing e as potencialize para seu negócio:
É possível ser ouvido sem fazer spam
Divulgar a empresa é essencial para a sobrevivência no mercado. Mas, antes da quantidade, vem a qualidade. Seguindo essas dicas temos certeza de que sua marca ganhará visibilidade on-line sem incomodar as pessoas.